A Bela e a Fera


A Cia. do Abração – Espaço de Arte e Cultura, em seus quatorze anos de existência, desenvolve pesquisa de teatro e dança contemporânea, oferecendo à comunidade os resultados em forma de EVENTOS CULTURAIS e peças TEATRAIS. Através de seu GRUPO DE PESQUISAS CÊNICAS E DRAMATÚRGICAS mantém um repertório com 13 espetáculos que se utilizam da arte-educação e do teatro para crianças de todas as idades, para tratar de temas que versem, preferencialmente, sobre alguma obra literária ou assunto relevante de arte e cultura brasileira. 

Neste espetáculo a Cia. do Abração propõe a releitura deste clássico, adaptando-o ao contexto brasileiro dos bailes de carnaval, com todas as suas características culturais, códigos e musicalidade que atravessa do samba ao frevo, passando pelas singelas marchinhas, para ressaltar temas de valorização da arte e de valores essenciais, questionando o conceito de beleza, para falar de virtudes humanas e do amor. 

A história é narrada por um bloco carnavalesco e se utiliza de todas as alegorias do CARNAVAL, incluindo fantasias, máscaras e instrumentos musicais da bateria de uma escola de samba, que são utilizados ao vivo pelos atores, encontramos músicas referenciais brasileiras que compõem a dramaturgia sonora do mesmo, fortalecendo a nossa consciência e identidade brasileira.

Na nossa história, a protagonista pede ao seu pai, um ex-compositor de sambas, agora caixeiro viajante, que lhe traga de presente o samba da Rosa. Infortunadamente, o pobre homem escuta o samba vindo do castelo de uma terrível FERA. A partir daí se desenrola o conflito e toda a trama já conhecida deste clássico infantil.



Este espetáculo foi produzido em parceria com a Montenegro Produções e teve sua estreia em setembro de 2014, no Teatro Bom Jesus, em Curitiba, realizando 02 apresentações. 

Após a estreia, apresenta-se nos seguintes Festivais e eventos: 
 
2014 Setembro – Festival FEMUTA de Arapoti/PR 

2014 Outubro – Festival Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças de Todas as Idades, no Teatro Guaíra, em Curitiba. Dezembro – SESC Água Verde em Curitiba. 

2015 Março – Apresentação realizada no Teatro da Praça em Araucária/PR contratada pela prefeitura. 

2015 Agosto – Apresentação no Circuito Belgo Bekaert em Feira de Santana/BA e no SESI Pato Branco/PR 

2016 Setembro - Edital "Domingo tem Teatro" em Curitiba / PR 

2016 Novembro – Três apresentações no estado de Minas Gerais, nas cidades de Sabará, Juiz de Fora e Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário